Agência Panafricana de Notícias

França acusa Gbagbo de querer espoliar setor do cacau

Paris, França (PANA) – França condenou a decisão do Presidente cessante da Côte d’Ivoire, Laurent Gbagbo, de espoliar empresas dos setores do cacau e do café, declarou o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valero.

Falando durante um briefing com a imprensa quarta-feira, ele afirmou que esta decisão não tem nenhum efeito em direito já que ela emana de autoridades ilegítimas para tomar decisões em nome do Estado ivoiriense.

« É uma espoliação por operadores privados que vai aprofundar mais a crise económica pela qual Laurent Gbagbo, que já atacou o Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), mergulhou o país », acrescentou Valero.

O porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros exortou os operadores económicos internacionais a continuar a obstaculizar "a exploração ilegal do cacau ivoiriense", como pediram « as autoridades legítimas ».

A Côte d’Ivoire assegura 40 porcento da produção mundial de cacau, o que lhe permite arrecadar anualmente cerca de quatro biliões e 500 milhões de dólares americanos.

-0- PANA SEI/AAS/SOC/MAR/TON 10março2011