Agência Panafricana de Notícias

França acolhe II encontro da parceria Yvelines-África

Paris- França (PANA) -- Cerca de 800 pessoas provenientes de vários países de África e de outros continentes estão presentes em Mantes-la-Jolie, perto da capital francesa, Paris, para a segunda edição do encontro sobre parceria entre o Departamento de Yvelines e África, a iniciar-se este sábado, constatou a PANA no local.
O Senegal é o convidado de honra desta edição, o que explica a presença da sua embaixadora em França, Maimouna Sourang Ndir.
O presidente da câmara municipal de Mantes-la-Jolie, Michel Vialay; o ex-ministro e secretário-geral do cinquentenário das independências africanas, Jacques Toubon; e o presidente do Conselho Geral de Yvelines, Alain Schmitz; estarão igualmente presentes na gala de cultura e desenvolvimento animada por vários artistas africanos.
Prevê-se, por outro lado, a assinatura de dois convénios- quadros de cooperação descentralizada entre o Departamento de Yvelines e a Região de Matam, no norte do Senegal, e entre os concelhos de Feucherolles e Ngaparou, também no Senegal.
Neste encontro, os organizadores iniciaram um programa complementar entre 25 de Setembro e 9 de Outubro e abrangendo manifestações sobre o Senegal e a solidariedade internacional, com projeções de filmes, ateliês, sessões de contos e espetáculos de música, entre outros.
De acordo com o diretor do espaço cultural multimédia «Le Chaplin» de Mantes-la-Jolie, Pierre Kueny, o encontro denominado "Yvelines, parceiros do desenvolvimento" tem como objetivo consolidar as relações de parceria descentralizada entre Yvelines e os países parceiros.
O Departamento de Yvelines comprometeu-se, desde 2006, a uma política ambiociosa de ajuda ao desenvolvimento.
A implementação desta política de solidariedade traduz-se pela assinatura de parcerias nos países do Sul e pela atribuição de ajudas aos detentores de projetos de Yvelines.
Os países africanos parceiros de Yvelines são a Argélia, Marrocos, a Tunísia, a África do Sul, Angola, o Benin, o Burkina Faso, o Burundi, os Camarões, Cabo Verde, a República Centroafricana, as ilhas Comores, o Congo, a Côte d'Ivoire, o Djibuti, a Eritreia, a Etiópia, o Gabão e o Gana.
São ainda parceiros a Gâmbia, a Guiné-Conakry, a Guiné-Bissau, a Guiné Equatorial, o Quénia, a Libéria, Madagascar, o Mali, a Mauritânia, Moçambique, a Namíbia, o Níger, a Nigéria, o Uganda, a República Democrática do Congo, o Ruanda, São Tomé e Príncipe, o Senegal, a Serra Leoa, o Sudão, a Tanzânia, o Tchad, o Togo e o Zimbabwe.