Agência Panafricana de Notícias

França acolhe favoravelmente projecto de moeda única africana

Paris- França (PANA) -- A França acolheu favoravelmente a vontade de África de se dotar de uma moeda única, afirmou quinta-feira em Paris Bernard Valéro, porta-voz do ministério francês dos Negócios Estrangeiros.
"Acolhemos favoravelmente qualquer iniciativa susceptível de contribuir eficientemente para uma maior integração económica e para o desenvolvimento das trocas em África", disse Valéro durante um briefing.
O secretário executivo da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD), Ibrahim Assane Mayaki, afirmou quarta-feira em Addis Abeba a vontade da África de se dotar de uma moeda única continental.
Os meios económicos e pesquisadores africanos vêem na criação da moeda única africana um excelente meio de favorecer a transformação do continente num espaço económico único.
A União Africana (UA) organizou diversas reuniões agrupando peritos e economistas africanos para tornar efectivo o projecto duma moeda única em África.
O artigo 19 da Ata Constitutiva da UA preconisa a criação oportunamente de três instituições, nomeadamente um Banco Central Africano, um Fundo Monetário Africana e um Banco de Investimento Africano.
Em 2002, a Associação dos Bancos Centrais Africanos (ABCA) reteve 2021 como data da criação do Banco Central Africano que deverá por sua vez criar e colocar em circulação a moeda única continental.