Agência Panafricana de Notícias

Fragata belga Louise Marie regressa à pátria após missão no Oceano Índico

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Uma fragata belga, designada Louise-Marie, da força naval belga regressou esta segunda-feira à Bélgica, depois de participar durante 92 dias numa operação europeia, Atalante, de Luta contra a pirataria marítima no Oceano Índico ao largo das costas somalís, soube-se de fonte oficial em Bruxelas.

A fragata Louise-Marie fez 11 manobras de aportada e sete escoltas, das quais quatro no quadro de a intervenção duma equipa de comandos belgas a bordo do navio.

Durante esta operação, os soldados belgas intercetaram, em novembro de 2010, sete piratas somalís, dos quais seis foram libertados, ao passo que o sétimo foi preso pois suspeitas de participação no desvio, em 2009, dum navio de dragagem belga, Le Pompei.

Após o pagamento aos piratas dum resgate estimado em vários milhões de dólares, o navio Le Pompei  foi libertado com a sua tripulação de 10 marinheiros, dos quais dois Belgas.

O pirata detido foi transferido para a Bélgica onde ele será julgado.

A Operação Naval Europeia Atalante de Luta contra a Pirataria Marítima foi lançada para proteger navios do Programa Alimentar Mundial (PAM) que transportam víveres e outros socorros destinados aos Somalís dos quais várias centenas de milhares são deslocados no seu próprio país devido a confrontos entre grupos rebeldes e forças governamentais.

-0- PANA AK/TBM/FK/DD 07fev2011