Agência Panafricana de Notícias

Fragata belga Louise-Marie deixa operação "Atalante"

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- A fragata belga "Louis-Marie" que participou de 1 de Setembro a 13 de Dezembro corrente na operação naval europeia "Atalante" de luta contra a pirataria marítima ao largo da Somália regressará a 23 deste mês ao porto belga de Zeebrugge, soube a PANA de fonte militar belga.
A missão do barco militar belga no Oceano Índico, que embarcou a seu bordo 160 soldados, terminou sem ter conseguido capturar um pirata, mas salvou no entanto do naufrágio vários pescadores somalís cuja embarcação tinha capotado.
Composta de vários barcos e aviões fornecidos por diversas nações europeias, a operação Atalante estava encarregue de perseguir os piratas que actuam ao largo das costas somalís.
Ela foi lançada com base numa resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para impedir os piratas de atacar os barcos do Programa Alimentar Mundial (PAM) que transportam víveres, medicamentos e outros socorros para centenas de milhares de Somalís deslocados no seu país, palco de confrontos entre grupos rebeldes e as forças governamentais.