Agência Panafricana de Notícias

Fracasso de negociações entre professores grevistas e Governo santomense

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A décima primeira ronda negocial entre o SINPRESTP (Sindicato Nacional dos Professores e Educadores de São Tomé e Príncipe) e o Governo santomense para pôr termo à greve, desde quinta-feira passada, no setor da educação foi infrutífera, soube terça-feira a PANA de fonte oficial.

“Não chegámos a nenhuma conclusão. A revindicação anterior não foi satisfeita” disse a porta-voz do SINPRESTP, Maria da Glória, à saída da ronda negocial, sob a mediação de altos responsáveis do Ministério do Trabalho.

Maria da Glória disse à imprensa o chefe do Departamento Administrativo e Financeiro do Ministério da Educação voltou a apresentar à mesa de negociação a proposta do Governo que consta apenas o aumento em 10 porcento do subsídio de docência, contra 25 porcento sobre o salário base.

Falando à porta do Ministério do Trabalho, a sindicalista pediu a união dos professores e alertou aos docentes a manterem-se nos seus potos de trabalho até que seja encontrada uma solução.

Na ausência de uma proposta satisfatória para os seus filiados, o sindicato diz-se aberto a negociar, tendo apontado algumas soluções aos representantes do Governo para a próxima ronda negocial.

-0- PANA RMG/TON 08Outobro2013