Agência Panafricana de Notícias

Formação do Governo de Unidade Nacional adiada no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – A formação dum novo Governo de União Nacional no Sudão, inicialmente prevista para janeiro corrente, foi atrasada devido a dificuldades de repartir os postos entre os partidos que participaram na conferência do diálogo nacional.

O assistente presidencial e vice-presidente do Partido do Congresso Nacional (NCP, no poder), Ibrahim Mahmou Hamid, foi citado pela imprensa local como tendo declarado que o seu partido fixou limites à partilha dos postos executivos entre os quase 90 partidos que participaram no diálogo nacional.

« O próximo Governo será um Governo de pacificação o que necessita de concessões », defendeu o alto responsável do NCP.

Hamid explicou que o gabinete do primeiro-ministro, cuja criação foi decidida pela conferência nacional, « será necessariamente dirigido por um membro da maioria », embora ninguém tenha ainda sido designado para ocupar este novo posto.

Sobre a saúde do Presidente sudanês, Omar al-Bashir, declarou que ele está « exausto » e que efetuou uma série de exames médicos que mostram que ele não sofre de nenhum problema cardíaco ou venal mas que os médicos lhe aconselharam descanso.

« Ele poderá deslocar-se ao estrangeiro para outros controlos (médicos) para se tranquilizar », indicou , acrescentando que « não há nada de sério ».

-0- PANA MO/MA/FJG/BEH/IBA/FK/IZ 20jan2017