Agência Panafricana de Notícias

Forças governamentais retomam porto de Sirtes na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) –As tropas da operação militar do Governo líbio retomaram, sexta-feira à noite, o porto marítimo da cidade de Sirtes após violentos confrontos que fizeram 11 mortos e 35 feridos contra o Daech (Estado Islâmico) que controlava a cidade desde junho de 2015, anunciou o Centro da Imprensa da Operação Militar.

Num comunicado na sua página Facebook, o Centro da Imprensa da Operação Militar indica que as forças aéreas líbias efetuaram raides contra várias posições dos combatentes do Daech nas proximidades do Centro de Conferências Ouagadougou e do Hotel Meharia e de outras
zonas no interior de Sirtes (450 quilómetros a leste de Tripoli).

O Hospital Central de Misrata declarou, do seu lado, também num comunicado na sua conta
Facebook, a receção sexta-feira última de "35 feridos e 11 mártires (mortos) das forças da operação militar 'Arquitetura Blindada' na sequência dos confrontos contra o Daech em Sirtes”.

Durante batalhas ferozes contra o Daech em Sirtes, sexta-feira última, lança-foguetes e a artilharia pesada foram utilizados para tentar manter a progressão das forças fiéis nas zonas controlada pelos islamitas terroristas.

A operação militar Arquitetura Blindada foi lançada em maio passado para libertar a cidade de Sirtes e arredores da organização Daech, após vários ataques contra cidades no oeste de Sirtes.

-0-PANA BY/BEH/FK/IZ 12junho2016