Agência Panafricana de Notícias

Forças etíopes aderem oficialmente à Missão da UA na Somália

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – As tropas etíopes na Somália foram oficialmente integradas na Missão da União Africana (UA) na Somália (AMISOM), declarou quinta-feira o Ministério etíope dos Negócios Estrangeiros.

A partir de quarta-feira, estas tropas tornaram-se no sexto contingente da AMISOM, juntando-se assim às forças fornecidas pelo Burundi, pelo Djibuti, pelo Quénia, pela Serra Leoa e pelo Uganda.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros , o brigadeiro Gebre-Medihin Fikadu da Etiópia vai controlar o setor 3 que é representado pela zona em torno de Baidoa e de Beled Wyne, bem como a localidade de Gedo. Ele substitui assim o comandante da Força Central burundesa, o tenente-general Silas Ntiguirirwa.

Durante a cerimónia de entrega de pastas, o embaixador da Etiópia na Somália, Wondimu Asaminew, agradeceu às forças ugandesas e burundesas pelo seu sacrifício a favor da manutenção da paz e da segurança na região.

Ele agradeceu igualmente ao povo e ao Governo da Somália e prometeu o apoio contínuo da Etiópia a este país do Corno de África exposto a conflitos.

Por outro lado, o Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA aprovou a elaboração dum novo conceito de operação, com vista a permitir à AMISOM responder às tácticas cada vez mais assimétricas utilizadas pelos rebeldes de Al-Shabaab na Somália.

-0- PANA AR/VAO/AKA/TBM/IBA/FK/IZ 23jan2014