Agência Panafricana de Notícias

Forças de segurança quenianas controlam centro comercial

Nairobi, Quénia (PANA) - O ministro queniano do Interior, Joseph Ole Lenku, anunciou que as forças de segurança encarregues de combater os terroristas escondidos num centro comercial em Nairobi, a capital do Quénia, mataram segunda-feira dois dos assaltantes e tomaram o controlo dos quatro andares do edifício.

"Controlamos todos os andares", disse Joseph Lenku, citado pela imprensa local.

Durante a operação contra o centro comercial Westgate foram feridos 10 efetivos das forças de segurança, que terão sido apoiadas por forças israelitas e de outros países.

Entretanto, enquanto o ministro disse que o ataque contra o centro comercial causou 62 mortos, a Cruz Vermelha Queniana precisou que 69 pessoas morreram e outras desapareceram, ao passo que 175 pessoas foram feridas.

O ataque contra o centro comercial, reivindicado pelo grupo terrorista somalí Al-Shabaab, teve início sábado quando homens armados entraram no edifício e mataram várias pessoas a tiro.

Entre as pessoas mortas durante o ataque figuram um sobrinho do Presidente Uhuru Kenyatta e a sua noiva, bem como o professor, poeta e político ganense Kofi Awoonor, de 78 anos.

Este ato terrorista é considerado o mais mortífero no Quénia desde o ataque contra a Embaixada dos Estados Unidos em Nairobi, que fez mais de 200 mortos em 1998.

-0- PANA SEG/TON 23Set2013