Agência Panafricana de Notícias

Forças de defesa e segurança votam antecipadamente no Togo

Lomé, Togo (PANA) – As forças de defesa e segurança iniciaram quarta-feira a votação antecipada para eleições presidenciais de 22 de fevereiro próximo, constatou a PANA no local em várias assembleias de voto, em Lomé.

No Liceu Técnico de Adidogomé, nos arredores noroeste de Lomé e no Quartel-General Gnassingbé Eaydema, em Tokoin, no centro da cidade,  eles são numerosos,  de uniforme, a votar para cumprir o seu dever cívico.

 Esta disposição do Código Eleitoral permite-lhes votar 72 horas antes da votação geral para facilitar o seu desdobramento em todo o território nacional com vista à segurança do escrutínio antes, durante e após.

Além de Lomé, as outras cidades do país registaram a votação das forças de defesa e segurança , por enquanto, sem nenhum incidente assinalado.

Segundo as disposições do Código Eleitoral, as  urnas que contêm os boletins de voto serão seladas e guardadas em “ locais seguros”.

No dia da votação geral, estas urnas serão trazidas, seladas, para as assembleias  de voto onde as forças de defesa e segurança votaram e os seus conteúdos misturados com os boletins saídos da votação geral para ser contabilizados.

No entanto, por questões de transparência, muitas vozes  insurgiram-se contra o procedimento que não garante a verdade das urnas.

O candidato do Movimento Patriótico para a Democracia e Desenvolvimento (MPDD), Gabril Messan Agbéyomé Kodjo, propõe, durante os seus comícios, que os boletins sejam contados no local e os resultados conservados para ser acrescentados aos resultados da votação geral nas assembleias de voto onde se realizou a votação das forças de segurança e defesa.

A sua proposta não recebeu a aprovação da CENI que afirma que a votação das forças de ordem se realizaram com segurança.

A votação geral, lembre-se, realiza-se, no sábado, 22 de fevereiro corrente,  para permitir aos cidadãos Togoleses elegerem aquele que dirigirá o país por um período de cinco anos entre os sete candidatos ao escrutínio presidencial.

-0- PANA FAA/IS/FK/IZ 20fev2020