Agência Panafricana de Notícias

Forças de Segurança e Defesa votam por antecipação nas legislativas no Togo

Lomé, Togo (PANA) - As forças de segurança e de defesa votaram, terça-feira, por antecipação, em todo o território togolês, para as eleições legislativas previstas para 20 de dezembro corrente, constatou a PANA em vários centros de voto esta terça-feira em Lomé.

Polícias, gendarmes, militares e outros corpos do Exército cumpriram o seu dever cívico terça-feira em todo o território nacional, a fim de estar disponíveis e operacionais para a proteção do voto e do país no dia do escrutínio.

A votação arrancou por volta das sete horas e terminou por volta das 16 horas (TMG) à tarde.

Quinta-feira, 20 de dezembro, outros eleitores vão às urnas para eleger deputados que os deverão representar na Assembleia Nacional do Togo.

Porém, a Coligação de 14 partidos políticos da oposição (C14) boicota desde já o escrutínio, denunciando uma organização não democrática e consensual do mesmo.

Manifestações organizadas de 8 e 10 de dezembro corrente em Lomé e no interior do país foram reprimidas e, como balanço desta intervenção musculada, pelo menos quatro pessoas morreram, dezenas de outras ficaram feridas e várias outras detidas no Togo.

Desde agosto de 2017, a oposição reclama por reformas institucionais e constitucionais antes da organização de qualquer escrutínio, ameaçando boicotá-lo se não este desiderato não for satisfeito.

-0- PANA FAA/BEH/MAR/DD 19dez2018