Agência Panafricana de Notícias

Forças Armadas da Mauritânia dotadas de meios para garantir segurança pública

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – As Forças Armadas e de Segurança da Mauritânia foram dotadas de meios adequados para preservar a segurança e erradicar todas as formas de ameaças, declarou no fim de semana em Nouakchott o primeiro-ministro mauritano, Yahya Ould Hademine.

Elas se tornaram operacionais com capacidade de intervenção reforçadas, através do recrutamento de novos efetivos e da aquisição de materiais ", indicou Ould Hademine quando apresentava o balanço da sua governação no setor da segurança pública na Assembleia Nacional.

No quadro da Declaração de Política Geral (DPG), apresentada de acordo com o artigo 73 da Constituição, o primeiro-ministro mauritano afirmou que o desafio da segurança foi ultrapassado com uma abordagem rigorosa e responsável, tendo em conta diferentes causas da insegurança e das suas dimensões nacionais e transfronteiriças.

Ould Hademine também mencionou o reforço da segurança transfronteiriça com a abertura de 14 novos postos fronteiriços equipados com meios necessários e ligados ao sistema biométrico nacional.

No plano mais geral, ele explicou que o Governo trabalhou para implementar uma política baseada na consolidação dos fundamentos do Estado, na melhoria da governação em termos dos assuntos públicos e na construção duma economia competitiva, capaz de suportar um crescimento sustentável e permitindo o alargamento do acesso aos serviços de base.

-0- PANA SAS/IS/DIM/DD 29jan2018