Agência Panafricana de Notícias

Força Aérea nigerina destrói campos de Boko Haram no nordeste do país

Abuja, Nigéria (PANA) - A Força Aérea da Nigéria (NAF) anunciou, sábado, que os seus aviões de combate "neutralizaram" vários terroristas da seita islâmica Boko Haram, em Talala, no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria.

O seu porta-voz, general Ibikunle Daramola, declarou num comunicado que esses terroristas da Boko Haram viviam em abrigos improvisados, camuflados por uma vegetação exuberante nos arredores de Talala.

Segundo o general Daramola, o ataque foi levado a cabo por dois jatos Alpha que bombardearam os campos dos terroristas, no quadro da "Operação Lafiya Dole".

Ele explicou que esta Operação da Força Aérea Especial (ATF) neutralizou vários terroristas da Boko Haram durante ataques aéreos levados cabo a 9 de novembro de 2018, em Talala, no Estado de Borno.

A operação foi lançada na sequência de relatos fiáveis dando conta de que elementos do grupo Boko Haram pareciam ter transferido alguns dos seus combatentes das imediações do Lago Tchad, no Estado de Borno, para novos campos criados ao longo do eixo Talala-Ajigin-Buk, no mesmo Estado.

Após uma série de missões de reconhecimento, vigilância e inteligência, que confirmaram a presença de um número significativo de combatentes do Boko Haram instalados em abrigos improvisados camuflados por uma vegetação exuberante nos arredores de Talala, a ATF despachou dois caças Alpha da NAF para atacar o campo várias vezes, o que resultou na destruição de algumas estruturas e na morte de vários terroristas, afirmou.

O general Daramola prometeu que a NAF, num trabalho conjunto com as forças terrestres, manterá o ritmo das operações a fim de destruir todos os vestígios de terroristas no Estado de Borno.

-0- PANA MON/VAO/NFB/JSG/DIM/IZ 11nov2018