Agência Panafricana de Notícias

Fome é uma das maiores injustiças no mundo, diz governante santomense

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A fome é uma das maiores injustiças que prevalecem no mundo, afirmou no fim de semana o ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares de São Tomé e Príncipe, Afonso Varela.

"O mundo produz suficiente alimento para alimentar a população. Mas em muitos caixotes de lixo, aquilo que se deita como alimentação dedicada aos animais nos ajudaria a alimentar toda a população do mundo", disse o governante durante o lançamento oficial da revisão estratégica "Fome Zero".

A elaboração desta estratégia nacional estará concluída em 2018, e conta com assistência técnica e financeira do PAM programa alimentar mundial.Ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares de São Tomé e Príncipe.

Por sua vez, o consultor nacional para a estratégia "Fome Zero", Carlos Bragança Gomes, indicou que o Governo santomense está determinado a eliminar a fome e a desnutrição até 2030.

"Resta pouco tempo para 2030", enfatizou o consultor nacional para estratégia "Fome Zero", documento que avaliará os pontos fracos e positivos de vários programas em curso com a elaboração de uma estratégia única que permitirá ao país acabar com a fome e a desnutrição em São Tomé e Príncipe.

O representante do Programa Alimentar Mundial (PAM) para os Camarões e São Tomé e Príncipe, Abdulay, enalteceu o facto do Governo ter colocado este questão na agenda de desenvolvimento sustentável 2020-2030.

-0- PANA RMG/DD 02dez2017