Agência Panafricana de Notícias

Fisco ganense tributa rendimentos de jogadores do Mundial de 2010

Accra- Gana (PANA) -- O fisco no Gana vai tributar os prémios pagos aos jogadores da seleção nacional ganense de futebol, os "Estrelas Negras", na sequência da sua participação no Mundial da Federação Internacional de Futebol (FIFA) disputado na África do Sul.
O "Internal Revenue Service" (IRS, Serviço de Rendimento Interno) reclama pelo menos 349 mil 600 dólares americanos dos rendimentos dos 23 jogadores, da equipa técnica e dos responsáveis da Federação Ganense de Futebol (GFA), anunciou esta terça-feira o diário governamental "Daily Graphic".
Esta soma corresponde a 10 porcento dos impostos sobre os rendimentos conhecidos dos jogadores constituídos por prémios de participação, de vitória e prendas de "agradecimento" anunciados pelo Governo.
O IRS indica que cada jogador recebeu no total 152 mil dólares dólares americanos, representando o prémio de participação (70 mil dólares), os prémios para os três jogos de grupo (45 mil dólares), o prémio de vitória dos oitavos-de-final contra os Estados Unidos (17 mil dólares) e um outro de agradecimento de 20 mil dólares americanos.
Os prémios da equipa técnica e administrativa serão igualmente tributados.
O selecionador e o seu assistente receberam um prémio de "agradecimento" de 20 mil dólares americanaos, ao passo que os responsáveis da GFA obtiveram 10 mil dólares americanos.
Os Estrelas Negras do Gana atingiram os quartos-de-final do Mundial onde eles perderam face ao Uruguai em controversas circunstâncias, pois um jogador uruguaio travou um golo com a mão ao último minuto dos prolongamentos.
A penalidade autorizada depois e cobrada pelo atacante ganense Asamoah Gyan embateu contra a barra transversal antes de sair, e o Gana acabou por 2-4 na série de penalidades