Agência Panafricana de Notícias

Findo prazo de depósito de candidaturas às presidenciais no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) - O prazo do depósito de candidaturas às eleições presidenciais de fevereiro de 2019 no Senegal terminou quarta-feira última à meia-noite, constatou a PANA no local.

Entre os 27 concorrentes à sucessão do Presidente cessante, Macky Sall, figuram dois antigos primeiros-ministros, designadamente Abdoul Mbaye e Idrissa Seck.

Estão tamé na corrida Ousmane Sonko, antigo alto funcionário do Estado, Karim Wade, atualmente exilado no Qatar (filho do antigo Presidente senegalês, Abdoulaye Wade), o antigo presidente da Câmara de Dakar, Khalifa Sall, encarcerado há dois anos, o antigo presidente da Câmara de Dakar, Pape Diop, entre outros.

Estes mandatários de diferentes partidos e de coligações apresentaram os processos e patrocínios dos seus candidatos perante o Conselho Constitucional que os vai analisar, a partir desta quinta-feira até 13 de janeiro próximo.

O Conselho Constitucional divulgará a lista definitiva dos candidatos retidos 35 dias antes do escrutínio cuja primeira volta está prevista para 24 de fevereiro próximo.

A 19 de abril último, a Assembleia Nacional adotou uma revisão constitucional segundo a qual os candidatos às presidenciais devem ser patrocinados em oito porcento a um porcento dos eleitores inscritos nas listas eleitorais.

-0- PANA AAS/JSG/CJB/DD 27dez2018