Agência Panafricana de Notícias

Finalistas da Taça das Confederações assinam camisolas para Mandela

Rio de Janeiro, Brasil (PANA) - O mundo do futebol prestou domingo atenção especial ao antigo Presidente sul-africano, Nelson Mandela, que luta pela sua vida num hospital de Pretória.

Um gesto extraordinário de amizade e de fair-play do Brasil, da Espanha e de todas as autoridades do futebol para este ícone internacional, pouco antes da final da Taça das Confederações de 2013 no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O presidente da Federação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, e o presidente da Federação Espanhola, Angel Maria Villar Llona, juntaram-se ao presidente da FIFA, Joseph Blatter, para uma cerimónia especial durante a qual camisolas assinadas pelos finalistas foram entregue a Tokyo Sexwale, representante da Fundação Nelson Mandela, e amigo de Madiba.

"A força do jogo mais popular que gostas tanto, o futebol, vos estende a mão. Com este gesto, o mundo do futebol deseja dizer-vos quanto pensamos em ti", disse o presidente da FIFA durante a cerimónia.

Tokyo Sexwale deverá apresentar estas camisolas a Mandela após o seu regresso à África do Sul.

Segundo o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, o estado de saúde do símbolo da luta antiapartheid e Prémio Nobel da Paz "é crítico mas estável".

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 1julho2013