Agência Panafricana de Notícias

Filipinas evacuam 13 mil cidadãos seus da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo filipino anunciou domingo que iria evacuar os cerca de 13 mil cidadãos seus que trabalham na Líbia devido à deterioração da situação política e de segurança neste país da África do Norte, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros num comunicado citado pela imprensa líbia.

O Governo filipino decretou o nível quatro de alerta para a Líbia, o mais elevado imposto aos países confrontados com as guerras civis e conflitos armados, precisou o comunicado.

A evacuação dos 13 mil e 122 que constituem toda a comunidade filipina na Líbia vai fazer-se o mais rápido possível, indicou o Ministério filipino dos Negócios Estrangeiros, indicando ter proibido as viagens para a Líbia.

A Líbia está confrontada, desde a destituição, em 2011, do regime de Muamar Kadafi, com uma insegurança persistente devido à proliferação das armas e à ausência de órgãos de segurança estatais.

Esta violência visa cada vez mais cidadãos estrangeiros e os membros das missões diplomáticas acreditadas na Líbia.

A Turquia evacuou ultimamente centenas dos seus cidadãos da região oriental da Líbia depois das ameaças das tropas de Khalifa Haftar, um general reformado que leva a cabo uma operação militar contra as milícias islamitas na cidade de Benghazi.

-0- PANA/BY/BEH/MAR/IZ 20julho2014