Agência Panafricana de Notícias

Filipina detida com 3,5 quilos de cocaína em voo de South Africa Airways em Buenos Aires

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Uma Filipina foi detida no Aeroporto de Buenos Aires (Argentina) com três quilos e meio de cocaína dissimulados no foro da sua mala, anunciaram quinta-feira os Serviços de Polícia Sul-Africana (SAPS) cuja divisão é baseada neste aeroporto.

A Filipina de 24 anos de idade. cujo nome não foi revelado, foi presa alguns minutos antes de embarcar a bordo de um voo da South African Airways (SA-227), transportadora sul-africana, com destino a Joanesburgo (África do Sul).

Esta apreensão foi feita no âmbito da Operação Proteus, um projeto da Polícia Internacional (Interpol) no quadro da luta contra o tráfico de drogas na região da América do Sul, concentrada na rota América do Sul - África do Sul - Quênia, constantemente utilizada por narcotraficantes.

Desde o início deste ano, cerca de 30 passadores presumíveis foram capturados na América do Sul ao tentarem despachar droga para a África do Sul.

Um cidadão sul-africano faleceu no Brasil no início deste ano por ter engolido embrulhos de cocaína, indica a mesma fonte.

O comissário nacional da SAPS, o general Bheki Cele, congratulou-se com a cooperação entre os dois países, afirmando que "a luta contra a criminalidade transnacional não é apenas uma prioridade para a polícia sul-africana, mas também para a Interpol.

Ele felicitou os detetives sul-africanos da Interpol pela forma como mantêm relações com os seus colegas internacionais, no âmbito da erradicação da criminalidade transnacional.

-0- PANA CU/SEG/FJG/SSB/CCF/DD 07abril2011