Agência Panafricana de Notícias

Fiéis católicos do Togo serenos com demissão do Papa

Lomé,Togo (PANA) - Os fiéis da Igreja católica do Togo "não ficaram perturbados" com o anúncio da demissão do Papa Bento XVI, assegurou o vigário-geral da Arquidiocese de Lomé, Bertin Agbobly-Atayi, numa entrevista à PANA na capital togolesa.

Segundo o vigário-geral, antigo professor de História na Universidade de Lomé, "as notícias relativas ao Santo Padre são sempre bem acolhidas embora a relativa à renúncia ao seu posto rompa com uma velha tradição de mais de 700 anos".

"A demissão do Papa não foi um evento no Togo. Ficamos surpresos mas calmos, porque, ele fez um gesto eminentemente moderno quando o tratam de conservador. O seu ato inscreve-se no mundo contemporâneo e fez um grande favor à Igreja", sublinhou.

Com este gesto, prosseguiu o vigário-geral, "Bento XVI vai passar para a história como um Papa contemporâneo que teve a coragem de renunciar ao seu posto".

"É um precedente fecundo para a Igreja", realçou.

Contrariamente à tradição, o Papa Bento XVI renunciou segunda-feira ao seu posto, criando uma surpresa geral no mundo inteiro.

-0- PANA FAA/JSG/IBA/CJB/IZ 14fev2013