Agência Panafricana de Notícias

FIJ pede a libertação imediata de dois jornalistas nigerianos

Lagos, Nigéria (PANA) - A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) convidou as autoridades nigerianas a libertar « imediatamente» os dois jornalistas locais detidos a 24 de dezembro pelos Servíços de Segurança do Estado (SSS).

Musa Muhammad Awwal e Aliyu Saleh, do semanário Al-Mizan, editado em língua Houssa em Kaduna (norte), foram detidos após a publicação de um artigo sobre a detenção de 84 jovens pla Força Militar Especial Conjunta ( JTF), que se bate contra os rebeldes islâmicos nesta parte do país.

« Convidamos as autoridades da Nigéria a libertar imediatamente os dois jornalistas que apenas faziam o seu trabalho, relatando com precisão e de maneira independente factos em nome do direito do público à informação», indica um comunicado assinado pelo diretor África da FIJ», Gabriel Baglo.

O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) baseado em Nova Iorque condenou igualmente a detenção dos jornailstas e pediu a sua libertação imediata.

A Imprensa local anunciou sábado que os advogados dos jornalistas tomaram disposições para processar os SSS segunda-feira pela detenção do seus clientes sem acusação por um período superior às 48 horas previstas pela Constituição do país.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/DIM/IZ 29dez2012