Agência Panafricana de Notícias

FIFA rejeita apelo do Gana sobre Andre Ayew

Rustenburg- África do Sul (PANA) -- O Conselho de Disciplina da FIFA (FDC) informou que as decisões tomadas pelos árbitros durante os jogos são irrevocáveis, rejeitando assim o pedido da Federação Ganense de Futebol (GFA) para anular a suspensão de Andre Ayew por um jogo, soube a PANA terça-feira em Rustenburg.
A GFA interpôs recurso contra o cartão amarelho que Andre Ayew recebeu no jogo dos dezasseis-avos-de-final contra os Estados Unidos no sábado passado, mas o seu pedido foi rejeitado pelo Conselho de Disciplina da FIFA.
O Conselho de Disciplona da FIFA confirmou que Andre Ayew, que recebeu dois cartões amarelos em dois jogos diferentes, deverá cumprir o seu jogo de suspensão contra o Uruguai, sublinha um comunicado.
Segundo o artigo 77 do Conselho de Disciplina da FIFA, cabe ao referido conselho retificar os erros evidentes notados nas decisões arbitrais, indica a instância arbitral no comunicado.
Os "Estrelas Negras" do Gana vão defrontar o Uruguai sem o seu médio carismático Andre Ayew nos quartos-de-final do Mundial sexta-feira no Estádio Soccer City de Joanesburgo.
A FDC sublinhou que o árbitro viu o incidente que ocasionou o cartão amarelho dado ao jogador e indicou claramente no seu relatório que a medida foi tomada porque Andre Ayew cometeu uma falta perigosa contra o seu adversário.
O conselho indicou que o artigo 77 não poderá ser aplicado neste caso e concluiu que o requerimento introduzido pela GFA foi rejeitado.
O Gana deverá igualmente estar privado do seu defesa central Jonathan Mensah, que também foi suspenso, numa altura em que a forma física de Hans Sarpei, Kevin Prince Boateng e Asamoah Gyan é fonte de preocupação para este jogo crucial.
Única equipa africana nesta fase da competição da FIFA, o Gana poderá fazer história caso vença o Uruguai, visto que nenhum país africano alcançou as meias-finais num Mundial.