Agência Panafricana de Notícias

FIFA financia remodelação do Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), na cidade da Praia, está a ser  totalmente remodelada, após obras de recuperação financiadas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), com 480 mil dólares norte-americanos, apurou a PANA, quarta-feira, de fonte segura.

As obras no centro, conhecido como "a Casa do Futebol Cabo-verdiano" e onde está instalada a sede Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), já se encontram praticamente concluídas, sgundo a fonte.

A direção da FCF conta receber a infraestrutura totalmente remodelada ainda esta semana para a sua reabertura ao público.

O Centro de Estágio da Cidade da Praia figura como o primeiro dos três implantados pela FCF no país, que conta ainda com os de São Vicente e do Sal, concebidos no quadro do programa de desenvolvimento da FIFA.

A infrastrutura possui 20 quartos, uma sala técnica, um auditório, uma sala de reuniões, um hall, para além de uma cozinha, um refeitório e um campo de relvado sintético.

Inaugurada em maio de 2006, em cerimónia que trouxe a Cabo Verde o então presidente da FIFA, Joseph Blatter, a sede da FCF foi contemplada com obras de beneficiação e uma nova iluminação, estimadas em 250 mil dólares, provenientes do orçamento submetido à FIFA.

O presidente da FCF, Mário Semedo, avançou à agencia cabo-verdiana de noticias (Inforpress) que ainda, na terca-feira última, a sua instituição recebeu da FIFA  luz verde para avançar com a proposta de introduzir relvados sintéticos no estádio Municipal Luís Bastos, na Várzea, na cidade da Praia, a 25 de julho próximo, no município de Santa Cruz, e 5 de julho próximo, em São Filipe, na ilha do Fogo.

“As empresas vieram fazer a visita de inspeção, apresentamos as propostas, já submetidas à FIFA. Este mês (fevereiro), a 18, vai haver uma sessão para finalizar este processo, no que diz respeito à parte financeira”, explicitou Semedo-

Para ele, trata-se de projetos integrados no programa Forward (pela frente).

O presidente da FCF disse-se convicto de que não haverá problema nenhum para a sua aprovação.

Mostrou-se, no entanto, cauteloso quanto aos montantes em causa, que terão de ser submetidos a uma comissão para a decisão final.

Mário Semedo recordou ainda que estão a decorrer obras de remodelação do Estádio Adérito Sena, em São Vicente, infraestrutura que conta com uma tripla colaboração – FCF, Câmara Municipal e Governo.

Sublinhou que a Federação já cumpriu todas as suas obrigações.

“É uma obra extremamente importante, sobretudo a nível da seleção nacional. Como sempre, defendemos, esperamos que as coisas não conheçam nenhum problema e que os outros parceiros possam também cumprir as suas obrigações, decorrentes do acordo que nós assinamos, os três”, explicitou.

O Estádio Adérito Sena, segundo os propósitos da Federação, vai ser contemplado com um novo relvado sintético, certificado pela FIFA, de modo que a infraestrutura possa voltar a acolher jogos da seleção, de forma a descentralizar as partidas caseiras dos chamados “Tubarões Azuis” (seleção nacional de futebol), que têm feito do Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, na Cidade da Praia, o seu quartel-general.

-0- PANA CS/DD 10fev2021