Agência Panafricana de Notícias

FIFA elabora plano no Mundial para ajudar Haiti

Cidade do Cabo- África do Sul (PANA) -- O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Joseph Blatter, confirmou quinta-feira ter escrito aos presidentes das 32 federações nacionais cujas equipas vão competir no Mundial de 2010 na África do Sul para lhes apresentar um plano de ajuda ao Haiti, que foi atormentado por um sismo.
"Agora que soubemos as perdas em vidas humanas e a amplidão dos danos, é claro que os esforços de construção e de socorros vão mobilizar toda a nossa atenção nos próximos meses e anos", indicou Blatter num comunicado da FIFA transmitido à PANA.
Ele afirmou que a FIFA decidiu retirar dois por cento das receitas dos jogos amistosos das equipas que vão disputar o Mundial, que decorrerão de 1 de Março a 11 de Junho.
"Para atingir um maior impacto e por solidariedade, instamos as 32 associações membros a juntar-se ao nosso esforço ao efectuar uma doação suplementar de dois por cento dum total de quatro por cento para cada jogo amistoso", propôs Blatter.
A FIFA aprovou igualmente um fundo especial para o Haiti, dum montante de três milhões de dólares americanos, que será gerido a partir da sua sede em Zurique (Suíça) para financiar projectos submetidos pela Federação Haitiana de Futebol.