Agência Panafricana de Notícias

FIFA disponibiliza $ 1,5 bilião para futebol mundial, contra coronavírus

Zurique, Suíça (PANA) – A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou, quinta-feira, disponibilizar um bilião 500 milhões de dólares americanos de subvenções e empréstimos, sob forma  de fundos de socorros, para ajudar as associações afetadas pelo coronavírus.

Segundo o presidente da FIFA, Gianni Infantino, o fundo de socorros  foi "aprovado por unanimidade" pelos membros do seu conselho mas haverá “controlos estritos sobre a forma como o dinheiro será gasto."

Acrescentou que as 211 associações membros terão  direito a uma “subvenção de solidariedade de base” de um milhão de dólares americanos cada,  bem como a 500 mil dólares a serem investidos no futebol feminino.

Além disso, as associações membros, também podem pedir um empréstimo de "ajuda covid-19", que representa 35 por cento das suas receitas, até, no  máximo, a cinco milhões de dólares americanos cada, prosseguiu.

Infantino declarou que as instâncias reitoras do futebol continental receberão dois milhões de dólares americanos a título de subvenção de socorros e que poderão igualmente pedir um empréstimo de socorros suplementar de quatro milhões de dólares americanos.

Prometeu "controlos estritos da utilização dos fundos, com auditorias”, e declarou que haverá “condições muito claras” para a forma como os empréstimos serão reembolsados.

A FIFA financia o enorme fundo de socorros, recorrendo às suas reservas, com 328 milhões de dólares americanos para subvenções, e com 556 milhões de dólares americanos para empréstimos, declarou Infantino.

"Os clubes e as federações estão em perigo real. Em várias regiões do mundo, o futebol não retomou. Nós devemos ajudá-los", alertou.

A criação deste fundo de socorros foi anunciada em março último pela FIFA, quando o futebol foi suspenso na maior parte do mundo devido à propagação da pandemia do coronavírus.

Sediada em Zurique, a FIFA já anunciou, em abril último, que ia desembolsar 150 milhões de dólares americanos de subvenções às associações membros para as ajudar a enfrentarem as consequências  da crise, refere-se.

-0- PANA VAO/ASA/BEH/FK/DD 26junho2020