Agência Panafricana de Notícias

FIFA averigua irregularidade de Guiné Equatorial no jogo contra Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Federação Internacional de Futebol (FIFA) abriu um processo disciplinar contra a seleção da Guiné Equatorial por suspeitar irregularidades cometidas no jogo ganho por 4-3 diante da sua similar de Cabo Verde, a 24 de março em Malabo, pontuável para as eliminatórias do Mundial de 2014, soube a PANA na cidade da Praia de fonte segura.

De acordo como site africansoccer.weebly.com, o organismo que rege o futebol mundial suspeita que a Guiné-Equatorial utilizou um jogador “inelegível”, pelo que ela poderá perder os três pontos conquistados na partida contra os “Tubarões Azuis”.

A FIFA, que não especifica qual o jogador inelegível que está a ser investigado, destaca o facto de nenhum dos jogadores utilizados pela Guiné Equatorial na partida terem nascido fora deste país do Equador.

O organismo mundial de futebol recorda que, de acordo com o artigo 17º dos seus Estatutos, um jogador pode adquirir uma nova nacionalidade desde que um dos pais ou um dos avós tenham nascido no território e que o atleta tenha vivido pelo menos cinco anos continuadamente no país após a idade de 18 anos.

A FIFA ressalva que cabe às federações verificar essas exigências, destacando que, nas eliminatórias do Mundial 2014, o Burkina Faso, o Gabão e o Sudão já perderam pontos por utilizarem jogadores considerados inelegíveis.

No jogo contra Cabo Verde, a Guiné Equatorial contou com quatro jogadores naturais do Brasil e quatro da Espanha entre os titulares. Entre eles figuram o guarda-redes Danilo, o defesa William, o médio Rincón e o atacante Ricardinho.

Além destes, a equipa tinha quatro jogadores espanhóis, um liberiano, um marfinense e um colombiano. Portanto, nenhum jogador nascido no país que eles representam.

Os três primeiros golos da Guiné Equatorial no jogo foram marcados por Nsue, jogador espanhol nascido em Palma de Maiorca, que é titular do Maiorca da Primeira Divisão espanhola e que defendeu as cores da Espanha no Mundial de Sub-20 em 2009.

O jogo entre a Guiné Equatorial e Cabo Verde foi também marcado por muitas críticas da
equipa cabo-verdiana ao trabalho da equipa de arbitragem do Mali e que levaram a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) a apresentar um protesto à Confederação Africana de Futebol (CAF) e à FIFA.

Neste momento, a Guiné Equatorial ocupa o terceiro lugar do Grupo B das eliminatórias para o Mundial de 2014, com os mesmos quatro pontos que a Serra Leoa, atrás da líder Tunísia, que venceu os seus três jogos e soma nove pontos.

Caso os três pontos forem atribuídos a Cabo Verde, os "Tubarões Azuis" subirão ao terceiro lugar do Grupo B com três pontos e relançam a luta para um lugar na fase final do Mundial do Brasil.

-0- PANA CS/TON 11abril2013