Agência Panafricana de Notícias

FIDA doa $ 18 milhões à Guiné-Conakry para auto-suficiência alimentar

Conakry, Guiné-Conakry (PANA) – O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) vai desembolsar 18 milhões de dólares americanos para ajudar a Guiné-Conakry a atingir a auto-suficiência alimentar, anunciou quinta-feira à noite o seu diretor para África, Mohamed Béavogui.

No final duma audiência com o Presidente conakry-guineense, Alpha Condé, Béavogui, de nacionalidade conakry-guineense, garantiu que o relançamento do sector agrícola guineense desejado pelo Presidente Condé seduziu o FIDA que enviou para a Guiné-Conakry uma delegação para discutir com as novas autoridades locais.

O Presidente Condé, que se reuniu recentemente com camponeses e responsáveis dos Ministérios da Agricultura e do Ambiente para discutir sobre as vias e os meios de relançar a agricultura, prometeu disponibilizar « todos os meios necessários » para o desenvolvimento deste setor estratégico.

Ele denunciou a importação anual de mais de 300 mil toneladas de arroz « que  influi enormemente » sobre o orçamento nacional.

Ele afirmou que « a melhor qualidade » das terras deverá permitir aos camponenses garantirem, após três anos, a auto-suficiência alimentar.

O estadista conakry-guineense já recebeu igualmente uma muito forte delegação de investidores indianos que desejam valorizar milhares de terras aráveis no país, soube-se de fonte segura.

-0- PANA AC/JSG/IBA/FK/DD 11março2011