Agência Panafricana de Notícias

FIDA concede $ 200 milhões para desenvolver mundo rural no Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) financiou oito projectos de desenvolvimento do mundo rural no Burundi no valor global de mais de 200 milhões de dólares americanos, soube-se segunda-feira de fonte diplomática em Bujumbura.
Estes projectos são, nomeadamente, relativos ao programa de relançamento e desenvolvimento do mundo rural, ao programa transitório de reconstrução pós-conflito e ao apoio à reconstrução do sector da pecuária.
O montante global dos 200 milhões de dólares não envolve outras doações concedidas a título do seu mecanismo de ajuda ao país que acaba de sair dum conflito, afirmou à imprensa o responsável do FIDA para a Gestão no Burundi e nas ilhas Comores.
O Burundi está a livrar-se progressivamente de mais de uma década de guerra civil que destruiu literalmente a economia nacional e durante a qual o FIDA foi uma das raras instituições a prosseguir os seus programas", reconheceu a ministra burundesa das Finanças, Clotilde Nizigama.
O projecto mais recente financiado pelo FIDA é o de Apoio à Intensificação e à Valorização Agrícolas (PAIVA) no valor global de mais de 30 milhões de dólares americanos, afirmou ainda Hamed.
A nível regional, o FIDA lançou, segunda-feira, em Bujumbura, um ateliê de quatro dias sobre a execução dos seus projectos e programas na África Austral e Oriental.
O objectivo deste ateliê é melhorar a execução dos projectos e programas financiados pelo FIDA nas duas partes do continente africano.
Cerca de 100 representantes do Governo burundês, responsáveis dos projectos e programas financiados pelo FIDA, peritos do desenvolvimento agrícola e rural bem como funcionários do fundo participam no seminário de Bujumbura.
Eles vão discutir o acesso ao mercado e a integração da agricultura e da pecuária como meio de melhorar a produtividade agrícola para responder às necessidades dos consumidores e lutar sustentavelmente contra a pobreza rural.