Agência Panafricana de Notícias

Festa da independência de Marrocos celebrada na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O 63º aniversário da festa da independência do reino de Marrocos foi celebrado, domingo à noite, no Centro Cultural Marroquino (CCM) de Nouakchott, na presença do embaixador, Hamid Chabar, e de vários membros da comunidade marroquina da Mauritânia e convidados mauritanos, constatou a PANA no local.

A festa foi iniciada com uma alocução do embaixador de Marrocos, Hamid Chabar, seguida da atuação de Loubaba Mint El Meidah, uma das maiores divas da música mauritana.

No seu discurso, o embaixador de Marrocos lembrou a importância da festa de independência que marca o regresso do exílio de Madagáscar do rei Mohammed V, a 16 de novembro de 1953, seguido de um discurso pronunciado a 18 de novembro para anunciar o fim do protetorado francês, sob o qual vivia o reino desde 1912.

Esta festa representa uma oportunidade para se recordar dos enormes sacrifícios suportados pelo povo marroquino sob a liderança de Mohammed V, pela liberdade e pela independência, disse, acrescentando que este impulso continuou sob a liderança do seu filho Hassan II, "que instalou um Estado e instituições viáveis".

Do seu lado, o atual rei, Mohammed VI, "lançou as grandes obras e consolidou o sistema democrático", indicou o diplomata marroquino.

-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 19nov2018