Agência Panafricana de Notícias

Ferrugem negra destroi largas culturas de trigo na Etiópia

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Quatrocentos e 10 mil hectares de culturas de trigo foram destruídas pela ferrugem negra que se propagou pelo Estado regional de Oromia (Etiópia), anuncia terça-feira um relatório semanal da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
A ferrugem negra (puccinia graminis), uma doença de fungos cujo efeito no trigo é comparável com o do vírus da poliomielite nos seres humanos, parasitou os campos de cerca 65 mil produtores de trigo nas regiões do Centro da Etiópia, antes de se estender para as regiões do Leste e Sul, segundo o relatório.
No entanto, a campanha de pulverização levada a cabo pelo Governo permitiu preservar 110 mil hectares e o ministério etíope da Agricultura prevê ajudar 65 mil famílias afetadas a pulverizar os seus campos, no Estado regional das Nacionalidades do Sul (SNNP) e nas regiões de Oromia e Amhara.
Este projeto é financiado por diversas agências da Organização das Nações Unidas (ONU) no âmbito do seu fundo de reação humanitário e em estreita colaboração com o ministério etíope da Agricultura e dos escritórios regionais da agricultura.