Agência Panafricana de Notícias

Federação Nigeriana de Futebol suspende dirigentes e jogadores por resultado escandaloso

Abuja, Nigéria (PANA) - A Federação Nigeriana de Futebol (NFF) infligiu segunda-feira uma suspensão vitalícia a todos os jogadores e dirigentes dos quatro clubes envolvidos num escândalo de acordo de resultados dos jogos do play-off para a promoção à Liga Nacional (NNWL) em Bauchi, no Estado de Bauchi (centro-norte).

Nos jogos, disputados há duas semanas, o Plateau United Feeders venceu o Akurba de Nasarawa por 79-0, enquanto o Police Machine de Adamawa derrotou o Babayero de Gombe por 67-0.

O presidente do Comité de Disciplina da NFF, Mike Umeh, que anunciou a medida segunda-feira durante uma conferência de imprensa em Abuja, disse que a decisão foi aprovada pela Federação.

"Todos os jogadores e dirigentes dos quatro clubes envolvidos nos dois jogos estão suspensos durante toda vida. A medida inclui as equipas técnica e administrativa que os levaram aos jogos do play-off em Bauchi", disse.

Mike Umeh adiantou que aos árbitros e aos seus assistentes, incluindo os comissários dos jogos, foram igualmente infligidos a mesma sanção pelo incumprimento das suas responsabilidades.

Ele disse que apesar de o comité não ter determinado a troca de dinheiro ou de material todos os relatórios e provas tendem claramente a apontar para acordo de resultado.

O presidente do Comité de Disciplina da NFF afirmou que o capitão do Akurba, Anjide Said Timothy, que marcou três golos contra a sua equipa, foi suspenso de todas as actividades ligadas ao futebol durante toda vida por ter agravado o resultado escandaloso.

O diretor das competições da NFF, Mohammed Sanusi, indicou que todas as recomendações e os vereditos seriam enviados à FIFA e à CAF para os informar das medidas tomadas pela instância reitora do futebol na Nigéria.

-0- PANA TON/VAO/TON 22Jul2013