Agência Panafricana de Notícias

Federação Nigeriana de Futebol renova instâncias em Agosto

Abuja- Nigéria (PANA) -- Para pôr termo às especulações segundo as quais as eleições de renovação dos membros do Comité Executivo da Federação Nigeriana de Futebol (NFA) serão adiadas para uma data ulterior, o congresso desta estrutura reafirmou sexta-feira a realização destas eleições a 21 de Agosto próximo.
As especulações tentaram fazer acreditar que as eleições seriam adiadas até Dezembro próximo para dar à direção interina da Federação o tempo de se instalar.
Mas todos os 84 membros que participaram sexta-feira neste congresso confirmaram por unamidade que as eleições se realizarão em Agosto de 2010, além de decidir que os membros do Comité Executivo serão eleitos pelos representantes dos delegados zonais.
Eles aprovaram igualmente a demissão de três ex-responsáveis da Federação, incluindo o antigo presidente Sani Lulu Abdulahi, o antigo vice-presdiente, Amange Uchegbulam e o ex-responsável da Comissão Técnica, Taiwo Ogunjobi.
Além disso, o Congresso confirmou o seu apoio à nova equipa dirigente da NFF liderada pelo presidente interino, Aminu Maigari, antes de a convidar a insistir na transparência, honestidade e velar pelo respeito das regras na gestão do futebol do país.
O futebol nigeriano foi abalado pela má atuação da equipa nacional no Mundial de 2010 cuja final opõe este domingo, em Joanesburgo (África do Sul), a Espanha aos Países Baixos.
A eliminação da Nigéria desde a primeira fase da competição sem vencer um único jogo levou o chefe de Estado nigeriano, Goodluck Jonathan, a suspender a equipa nacional de todas as competições internacionais durante dois anos.
O Presidente nigeriano anulou, no entanto, a sua decisão face às ameaças de sanções severas contra o país erguidas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).