Agência Panafricana de Notícias

Febre aftosa propaga-se no Malawi

Blantyre, Malawi (PANA) – Pelo menos 70 mil cabeças de gado no centro de bovinos do vale do Baixo Shire, no Malawi, estão ameaçadas por uma epidemia de febre aftosa que está a propagar-se rapidamente na zona.

Segundo o chefe interino dos Serviços de Saúde Animal no Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, Dr. Ben Chimera, o Malawi carece de vacinas para conter a propagação da doença.

« Fizemos uma encomenda a partir do Bostwana que esperamos para a próxima semana », afirmou.

Chimera declarou que a doença, descoberta há 15 dias na parte oriental da província de Chikhwawa - a cerca de 50 quilómetros de Blantyre - começou a alargar-se a outras partes do Baixo Shire.

A doença, apesar de afetar raramente de forma direta os homens, apresenta um efeito devastador para a economia. “Vários países não aceitam a carne, nem a exportação de produtos de carne ou de qualquer outro produto, incluindo o tabaco e o algodão, proveniente dum país que apresenta casos de febre aftosa”, afirmou.

Segundo Chimère, a epidemia já afetou o abastecimento de leite e de carne de vaca da cidade de Blantyre e dos outros bairros vizinhos.

A febre aftosa, igualmente conhecida sob o nome de aphte epizooticae em latim, é uma doença infeciosa e às vezes fatal de origem viral que afeta animais como os bovinos domésticos e selvagens.

-0- PANA RT/VAO/ASA/TBM/SOC/FK/TON 18out2011