Agência Panafricana de Notícias

Faure Gnassingbé pede "fair play" aos candidatos presidenciais no Togo

Lomé, Togo (PANA) - O candidato Faure Essozimna Gnassingbé, declarado  vencedor das eleições presidenciais de 22 de fevereiroúltimo, convidou os seus concorrentes ao "fair play", durante um encontro  com seus apoiadores na segunda-feira, em Lomé, apurou  a PANA.

O Presidente que recebeu os seus apoiantes, após a sua reeleição à frente do país, felicitou-os pelo trabalho realizado, assegurando-lhes que ele cumprirá as suas promessas de campanha.

Dirigindo-se aos outros candidatos que contestam os resultados proclamados pela CENI, ele pediu respeito pela sua vitótia.

"Nós vencemos, mas respeitamos os nossos adversários. Que os perdedores também respeitem os vencedores", disse, apelando para o "fair play" e a contestação dos resultados perante as instituições competentes.

Domingo à noite, no dia seguinte às eleições presidenciais, a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) proclamou Faure Gnassingbé como vencedor com 72,36 por cento de votos à frente de Gabriel Messan Agbeyomé Kodjo, creditado com 18,37 por cento.

Este último contestou os resultados e proclamou-se eleito pouco antes de os resultados serem anunciados pela CENI.

Os resultados finais serão tornados públicos nos próximos dias pelo Tribunal Constitucional que examinará possíveis recursos por parte dos candidatos.

-0- PANA FAA/DIM/IZ 25fev2020