Agência Panafricana de Notícias

Falsário apreendido com 150 carimbos de várias instituições do Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - A Polícia Nacional do Burundi apresentou, quarta-feira, 150 carimbos de praticamente todas as instituições "estaduais e privadas" do país, bem como documentos administrativos falsificados que foram apreendidos, nos últimos dias, de um falsificador que maquilhava as suas obras num secretariado público autorizado do centro da cidade capital, Bujumbura.

Sem instrução, o falsificador identificado como Haruna Masumbuko, de 35 anos, originário do renomado bairro de Buyenzi, próximo do centro da cidade de Bujumbura, começou por servir-se de vários certificados e diplomas dignos de um currículo escolar completo que vendia a baixo custo, disse o porta-voz da Polícia Nacional, Pierre Nkurikiye.

Na mesma linha, a Polícia disse ter apreendido diplomas falsos de "praticamente todas as universidades" do Burundi, mas também da sub-região.

O falsificador foi ainda encontrado com um estoque de carimbos imitados de "todos os ministérios" do país e "todas as embaixadas", representadas em Bujumbura.

Ele tinha igualmente em sua posse carimbos imitados "de todos os partidos políticos", mas também os de notários e advogados, dos bancos e organizações da sociedade civil.

Trata-se de uma apreensão fora do comum no Burundi onde os falsificadores se dedicavam, até então, mais à imitação de notas bancárias em divisas e em moeda local.

-0- PANA FB/DIM/IZ 20ago2015