Agência Panafricana de Notícias

FOMAC apta para participar na manutenção da paz no mundo

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- A Força Multinacional da África Central (FOMAC) foi julgada apta para participar nas operações de manutenção da paz em toda parte no mundo, segundo os responsáveis das Forças Armadas dos países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
Este anúncio foi feito quinta-feira pelo chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da RDC (FARDC), o tenente-general Didier Etumba, durante o encerramento dos trabalhos da reunião de avaliação das capacidades da FOMAC em Kinshasa.
Ele afirmou estar em condições de fornecer tropas para a manutenção da paz em várias zonas de operações militares a pedido da CEEAC, da União Africana (UA), bem como das Nações Unidas.
Na sua ótica, algumas falhas constatadas durante o exercício "Kwanza 2010" devem constituir uma motivação suscetíveis de levar a FOMAC a colmatar suas lacunas.
Ele apelou à CEEAC para envidar esforços com vista a uma formação mais eficaz das forças aérea e naval da região.
O exercício "Kwanza", organizado de 22 de Maio a 10 de Junho último em Angola, permitiu testar os procedimentos operacionais de manutenção da paz e demonstrar a efetividade da força multinacional da África Central.
A CEEAC agrupa Angola, Burundi, Camarões, Congo, Gabão, Guiné- Equatorial, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe e Tchad.