Agência Panafricana de Notícias

FNUAP preocupado com carência de parteiras no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) anunciou terça-feira que 78 porcento dos postos de parteiras são vacantes no sector zimbabweano da saúde, causando um forte aumento da taxa de mortalidade materna neste país da África Austral.
A agência das Nações Unidas indica que salários insuficientes e condições de trabalho difíceis levaram a maioria das parteiras a emigrarem ou mudarem de emprego.
"Resolver este problema é capital para alcançar o objectivo de acessibilidade à saúde reprodutiva para todos até 2015", sublinha o FNUAP que estima que investimentos acrescidos são necessários para permitir às mulheres grávidas e parturientes terem acesso aos serviços e prestações das parteiras.
As parteiras poderiam evitar 90 por cento dos falecimentos ligados à gravides e ao parto no país, dee acordo com o FNUAP que convida as autoridades competentes a fazer da reciclagem e emprego das parteiras uma prioridade legível nos programas, políticas e orçamentos alocados à saúde.