Agência Panafricana de Notícias

FNUAP conta com imprensa para controlar crescimento demográfico no Burundi

Kayanza, Burundi (PANA) – O Fundo das Nações Unidas para a População ( FNUAP) conta com os médias no quadro dos esforços para o controlo do crescimento demográfico galopante em certos pontos do Burundi, a mais de mil habitantes por quilómetro quadrado, soube-se de fonte diplomática em Bujumbura.

A demografia galopa sobretudo em quatro das 17 províncias do Burundi situadas no norte do país e que só elas quatro totalizam mais de dois milhões e 500 mil habitantes, ou seja cerca de um terço dos oito milhões e 100 mil de Burundeses, segundo dados do último recenceamento da população e da habitação de 2008.

Para o representante do FNUAP no Burundi, Gervais Barampanze, os médias, "enquanto força de influência das opiniões", devem desempenhar plenamente o seu papel e mobilizar todas as camadas sociais em torno dos desafios demográficos com vista a mudar as mentalidades.

Deste ponto de visto, a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Miléni (ODM) será difícil sem uma política nacional consequente de planeamento familial.

O Burundi tem uma superfície de menos de 29 mil quilómetros quadrados e o fenomeno da sobrepovoamento junta-se ao do exiguidade das terras, o que gera conflitos fundiários que póem em perigo a paz social, de acordo com demógrafos em Bujumbura.

Esses conflitos representam mais de 80 porcento dos casos pendentes perante os tribunais da primeira instância, diz-se nos meios judiciários nacionais.

-0- PANA FB/TBM/DIM/DD 28 outubro 2011