Agência Panafricana de Notícias

FMI saúda progressos em negociações com RDC sobre redução de dívida

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou terça-feira em Kinshasa que progressos foram realizados nas negociações com as autoridades congolesas sobre um novo acordo trienal a título da Facilidade para a Redução da Pobreza e o Crescimento (FRPC).
Em entrevisa à imprensa no termo da sua visita à República Democrática do COngo (RDC), Brian Ames, o chefe desta missão do FMI, declarou que as duas partes concordaram sobre os principais parâmetros de um quadro orçamental revisado para 2009 e sobre um lote de medidas económicas e financeiras em conformidade com as perspectivas a médio prazo do Governo congolês.
Na sua opinião, o programa das autoridades congolesas visa alcançar uma taxa de crescimento de 6 por cento, reduzindo assim a inflação para pelo menos 10 por cento e aumentando as reservas internacionais brutas em cinco semanas de importação para o período trienal 2011.
O programa conta nomeadamente com a mobilização das receitas internas, com o reforço da gestão das finanças públicas e com a reforma do Banco Central do Congo (BCC), acrescentou o perito da instituição de Bretton Woods.
A missão do FMI reafirmou o seu apoio aos objectivos do Governo congolês, nomeadamente a reconstrução das infra-estruturas e a obtenção de um alívio consequente da dívida externa.