Agência Panafricana de Notícias

FMI quer ação decisiva contra epidemia de Ebola na África Ocidental

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) - A comunidade internacional deveria reconhecer que ela deve agir de maneira decisiva e urgente para parar a epidemia de Ebola nos países da África Ocidental.

Estas declarações foram feitas sexta-feira última pela diretora–geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, durante um encontro com o presidente da Guiné Conakry, Alpha Condé, na sede da referida instituição em Washington (Estados Unidos).

"Além das perdas de vidas humanas e da crise social, a doença ameaça destruir as conquistas destes países obtidos nos últimos anos no domínio do desenvolvimento económico e da redução da pobreza", frisou Lagarde por esta ocasião.

De acordo com um comunicado transmitido sábado à PANA, em Dar es Salaam (Tanzânia) pelo FMI, o encontro entre as duas personalidades versou sobre a maneira como o fundo "pode ajudar a Guiné a responder ao surto devastador de Ebola, uma doença que coloca um desafio humanitário e económico para a Guiné e os seus vizinhos ".

"Em nome do Fundo, a minha principal mensagem hoje ao Presidente Condé e ao povo da Guiné é que estamos com vocês nestes momentos difíceis. Temos já prontos 41 milhões de dólares para a Guiné no âmbito de uma emergência ", declarou a patroa do FMI.

"Estamos prontos para fazer mais se for necessário. E aprecio tudo o que o Presidente Condé faz para o seu país e o seu povo", concluiu.

-0- PANA AR/MA/FJG/JSG/DIM/DD 11out2014