Agência Panafricana de Notícias

FMI pronto para apoiar reconstrução da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou estar a acompanhar de perto as negociações em curso entre as partes líbias sob os auspícios das Nações Unidas, garantindo estar plenamente disposto a apoiar os esforços da reconstrução da Líbia.

O FMI espera que as negociações interlíbias desemboquem rapidamente num acordo para pôr termo ao conflito no país, e o FMI abrir a via à reconstrução e à instauração dum Governo de unidade na Líbia, indicou segunda-feira a sua porta-voz, Nardin Simonetta, numa declaração à imprensa.

Ela deplorou que o conflito na Líbia conduziu a uma perda trágica de vidas humanas e prejuízos económicos pesados.

A Líbia está abalada por dificuldades financeiras enormes que colocam a economia exangue e á beira da falência depois de quatro anos de instabilidade e caos de segurança.

A violência que reina no país há meses acabou por destruir os recursos, provocando uma crise económica sem precedente neste Estado rico em petróleo cuja principal fonte de rendimento, o petróleo, conhece uma baixa de produção e exportações, devido a confrontos armados perto dos sítios de produção do petróleo.

Simonetta exprimiu a esperança do FMI de que este acordo conduza a resolver a crise líbia para reforçar a independência e a eficácia das instituições económicas chaves, nomeadamente, o Banco Central de Líbia.

O enviado especial da ONU para a Líbia, Bernardino Leon, declarou durante uma sessão especial do Conselho de Segurança sobre a situação na Líbia, a semana passada, que a estabilidade das instituições financeiras líbias, em particular o Banco Central, é necessária para apoiar a retomada da produção petrolífera e do tráfego nos aeroportos.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 01set2015