Agência Panafricana de Notícias

FMI promete ajudar Angola a fazer face a desafios económicos atuais

Washington, Estados Unidods (PANA) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) está pronto para ajudar Angola a enfrentar os seus desafios económicos atuais, apoiando um programa de política global para acelerar a diversificação da economia e preservar, ao mesmo tempo, a estabilidade macroeconómica e financeira do país, anunciou a instituição financeira num comunicado transmitido esta quinta-feira à PANA, em Washington.

Segundo o vice-diretor-geral do FMI, Min Zhu, o Fundo recebeu um pedido formal das autoridades angolanas para iniciar discussões sobre um programa económico que poderá ser sustentado por uma assistência financeira do FMI.

« A forte diminuição dos preços de petróleo desde meados de 2014 representa um grande desafio para os exportadores de petróleo, em particular para as economias que ainda não chegaram a uma diversificação », observou Min em reação ao pedido de Angola.

« Vamos iniciar discussões com as autoridades deste país durante as próximas reuniões da Primavera em Washington, e em Angola pouco depois, sobre um programa económico que poderá ser apoiado por um Mecansmo Alargado de Crédito (FEP) de três anos », acrescentou.

-0- PANA AR/MA/AKA/JSG/FK/IZ 7abril2016