Agência Panafricana de Notícias

FMI perspetiva crescimento económico de 3,5% em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) perspetiva um crescimento da economia de Cabo Verde de 3,5% este ano e 3,7% em 23016, reforçando, segundo o Governo do arquipélago, as sua previsões “num período de alguma incerteza no plano económico internacional”, informou à PANA, terça-feira, fonte oficial.

Reagindo a estas previsões, o Executivo considera que elas “ganham um outro significado num ano em que Cabo Verde esteve a braços com o desafio de fazer face à erupção vulcânica no Fogo que resultou em avultados danos e prejuízos e logo a seguir a dois anos de forte seca, com as consequências que se conhece para a economia e a segurança alimentar no nosso país”.

Segundo o FMI, as previsões de crescimento para os chamados países emergentes e os países em desenvolvimento decresceram em relação ao ano passado (a média destes países durante 2010-14 foi de 5,7%), estando em 4,0% em 2015 e em 4,5% para 2016.

O Governo cabo-verdiano indica que as previsões “mostram o razoável desempenho do nosso país que tem conseguido aguentar "bravamente" os choques desta longa crise internacional e tem, mais importante, mantido uma tendência de crescimento, ainda que não em ritmo mais acelerado como desejaríamos”.

Ele destaca ainda que as previsões quanto à inflação são bastante positivas para Cabo Verde (1% em 2015 e 2,5% em 2016) se se tiver em conta os constrangimentos que o país viveu em resultado de desastres naturais como a seca e a erupção vulcânica.

-0- PANA CS/TON 14outubro2015