Agência Panafricana de Notícias

FMI disposto a ajudar Egito

Túnis, Tunísia (PANA) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) está disposto a apoiar o Egito no interesse da sua economia, afirmou quinta-feira em Cairo o conselheiro do Departamento para o Médio Oriente e Ásia Central da instituição financeira, Christopher Jarvis.

Falando durante uma conferência de imprensa, Jarvis disse que o Egito não solicitou até agora apoio financeiro do FMI, afirmando que o Fundo "vai ajudar o Egito não necessariamente através dum programa financeiro, porque a escolha do apoio é deixado à apreciação do Governo egípcio".

Ele anunciou a participação do FMI na conferência sobre a ajuda à economia egípcia prevista para março próximo, sublinhando que esta reunião será a ocasião de troca de pontos de vista com as autoridades egípcias.

Jarvis adiantou que o Egito necessita de encontrar as vias e os meios que lhe permitam criar empregos, baixar o seu défice orçamental e assegurar a disponibilidade das reservas em divisas estrangeiras.

O conselheiro do Departamento do FMI para o Médio Oriente e Ásia Central precisou que o Governo egípcio tomou várias disposições importantes, incluindo a reforma do sistema adotado para a política de subvenção.

-0- PANA AD/IN/BEH/MAR/TON 12fevereiro2015