Agência Panafricana de Notícias

FMI adverte Gâmbia de riscos ligados à sua dívida elevada

Banjul, Gâmbia (PANA) - A representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Gâmbia, Ruby Randall, advertiu terça-feira este país da África Ocidental do seu rácio elevado entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB) que foi de 88 porcento, em 2017.

Randall considerou que, com esse rácio, a Gâmbia constitui-se num caso particular na região, uma vez que o índice do serviço da dívida é quase quatro vezes maior que a média regional.

Por isso, aconselhou o país a restaurar o alívio da dívida como parte da implementação do seu programa de reformas em curso, visando reforçar a sustentabilidade das finanças públicas.

Salientou que o crescimento do país pode continuar robusto e exceder a média regional, se as autoridades mantiverem a agenda de reformas em curso, visando melhorar a sustentabilidade das finanças públicas pela redução dos riscos fiscais das empresas públicas.

São necessários ajustes para reduzir os défices orçamentais para colocar ênfase suficiente na mobilização das receitas para reduzir as vulnerabilidades da dívida, disse.

Acrescentou que o FMI presta uma assistência técnica a vários Estados-membros da África Subsariana para reforçar a gestão das receitas e as políticas fiscais para aumentar a geração de rendas.

-0- PANA MSS/MA/AKA/IS/DIM/IZ 15nov2018