Agência Panafricana de Notícias

FMI felicita Senegal por esclarecer "declarações erradas" sobre sua economia

Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, felicitou o Senegal por ter feito progressos importantes no esclarecimento das “declarações erradas” concernentes ao país,  soube a PANA de fonte oficial.

 Numa declaração publicada em Washington, no final de uma reunião informal do Conselho de Administração sobre o Senegal, ocorrida no fim de semana passado, Georgieva parabenizou o país pelo seu “compromisso admirável a favor da transparência”, nas medidas tomadas para identificar as dívidas públicas e a sua colaboração estreita com o pessoal do FMI sobre estas questões.

“As autoridades avançam resolutamente em termos de implementação das medidas corretivas a fim de resolverem o problema das declarações erradas”. regozijou-se a DG da FMI, segundo um comunicado publicado pelo Departamento de Comunicação da mesma instituição.

Saudou o pedido oficial do Senegal para um novo programa apoiado pelo FMI, que, a seu ver, demonstra “a forte determinação das autoridades (Senegalesas) a fazer avançar o seu programa de reformas económicas.”

A DG do FMI declarou que as primeiras discussões sobre as grandes linhas do programa em apreço já tinha ocorrido em Dakar, a capital senegalesa,  em agosto último, e que as negociações oficiais deveriam começar em meiados de outubro a seguir.

“Na perspetiva de um novo programa, o nosso objetivo é apoiar as prioridades políticas do Senegal e reforçar a estabilidade macroeconómica, a resiliência  e o crescimento inclusivo, a fim de melhorarmos o nível de vida da população senegalesa”, informou.

Segundo Georgieva, o Conselho de Administração foi infomada sexta-feira última  sobre os progressos realizados e o estado de avanço das discussões sobre o referido programa.

“Com base nos trabalhos em curso, estamos numa boa posição para avançarmos rapidamente em todas as frentes. O pessoal do Fundo está plenamente determinado a trabalhar em estreira colaboração com as autoridades senegalesas no período posterior”, concluiu a DF do FMI.

-0- PANA MA/MTA/IS/DD 07out2025