Agência Panafricana de Notícias

FAO lança revisão da carta de programas de assistência a Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O novo representante da Organização das Nações para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Cabo Verde, Remi Nono Wondim, anunciou a revisão, esta semana, da carta de programas que estabelece as prioridades da assistência da instituição ao arquipélago.

Remi Nono Wondim, que falava aos jornalistas à saída de um encontro com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, assegurou que a FAO vai continuar engajada em trabalhar para o desenvolvimento da agricultura e o reforço da segurança alimentar em Cabo Verde.

Neste sentido, ele precisou que a sua missão irá trabalhar para implementar as parcerias estratégicas existentes, no quadro do atual programa para o período 2012/2016, admitindo também a necessidade de redefinição de novas prioridades, o que vai ser feito durante um encontro com as autoridades cabo-verdianas esta próxima semana.

Segundo o representante da FAO no arquipélago, esta agência especializada das Nações Unidas apoia as políticas de estratégias e programas, mas para isso necessita de parcerias, tanto do Governo, seu “primeiro parceiro”, como também da sociedade civil.

Nesse âmbito, ele recordou que a segurança alimentar e a nutrição são prioritárias no âmbito do programa que vem sendo apoiado pela FAO.

Remi Nono Wondim apontou igualmente a colaboração com as universidades, através do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), e a realização de missões visando apoiar o Governo no desenvolvimento de um plano estratégico da reforma agrária.

-0- PANA CS/IZ 26out2014