Agência Panafricana de Notícias

FAO identifica especificidades sobre pesca costeira em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) promove, terça e quarta-feiras, na cidade da Praia, um “workshop” que tem como propósito discutir sobre as prioridades específicas sobre a problemática da pesca costeira em Cabo Verde, apurou a PANA na capital cabo-verdiana.

No encontro, organizado em parceria com o Ministério das Infraestruturas e Economia Marítima, participam profissionais, parceiros do desenvolvimento e Organizações não Governamentais (ONG) envolvidas nesta problemática.

Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), o representante do departamento da pesca da FAO em Roma, Joseph Catanzano, adiantou que o principal objetivo do encontro é identificar as necessidades adicionais e complementares previstas nas ações e programas já engajados no arquipélago.

O workshop “faz parte do processo da elaboração do programa que será posto em prática pelo Fundo Global para o Ambiente, através da FAO e da Iniciativa sobre a pesca costeira no que respeita à questão e o produto da pesca costeira”, disse.

Joseph Catanzano recordou que os três países que fazem parte deste programa (Cabo Verde, Côte d’Ivoire e Senegal) participaram, em julho passado, em Dakar, no primeiro ateliê regional para abordar o tema da pesca costeira.

Neste momento, sublinhou, o que está a ser feito em cada um dos países beneficiários do programa é identificar e priorizar o domínio no qual a FAO deve envidar esforços.

Após a identificação das necessidades, vai realizar-se, em novembro próximo, um outro encontro, para a finalização do documento do projeto da África Ocidental para que este seja entregue aos parceiros em maio de 2016 para adoção.

O Fundo Global para o Ambiente confiou recentemente à FAO a missão de liderar o planeamento e a implementação da sua Iniciativa sobre a pesca costeira, um programa que a atribuirá um financiamento adicional previsto no quadro do programa 7 do “Focal Área Objective International (IW3)”.

No encontro, que decorre durante dois dias na capital cabo-verdiana, os paritcipantes vão identificar e consolidar, de forma participativa, as necessidades e prioridades que integram os objetivos gerais da iniciativa para formular uma proposta de projeto a ser apresentado ao Secretariado do Fundo Global para o Ambiente.

Neste âmbito, está previsto um debate sobre temas como o “Estado da governação e cadeias de valores relacionadas com a pesca costeira”, o “Estado da governação e cadeias de valor e os objetivos visados”, e a “Introdução à elaboração de um quadro lógico para Cabo Verde”.

-0- PANA CS/IZ 06out2015