Agência Panafricana de Notícias

Exportações egípcias atingem cerca de 25 biliões de dólares, segundo governante

Cairo, Egito (PANA) – As exportações egípcias não petrolíferas atingiram cerca de 25 biliões de dólares em finais do ano 2018, ou seja uma alta de cerca de 10,6 porcento em relação ao ano 2017 que registou exportações na ordem de 22,4 biliões de dólares, indicou no fim de semana passado o ministro egípcio do Comércio e Indústria, Amr Nassar.

Apresentando o balanço do comércio para o ano em curso, Nassar indicou que as exportações registaram um progresso sensível durante o ano 2018 cujo valor atingiu, durante os primeiros 11 meses do ano em análise, cerca de 22,6 biliões de dólares contra 20,4 biliões durante o mesmo período em 2017.

O aumento da taxa das exportações deve-se à estratégia ''prometedora'' do Ministério do Comércio e Indústria, que visa reforçar a capacidade da competitividade da indústria egípcia e abrir mais mercados aos produtos egípcios, o que vai, segundo ele, contribuir para aumentar as taxas da exportação para o próximo período.

O governante egípcio indicou que os setores que realizaram uma alta na exportação em 2018 são das indústrias químicas, do cimento, do vestuário, das indústrias digitais, dos têxteis, das indústrias alimentares e dos livros.

Indicou que os grandes mercados da exportações egípcias de 2018 são os Emirados Árabes Unidos, a Turquia, os Estados Unidos, a Itália, o Reino da Arábia Saudita, o Reino Unido, a Espanha, a Argélia e a França.

-0- PANA YY/IN/IS/CJB/DD 2jan2019